AMTU - Associação Matogrossensse dos Transportes Urbanos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Vídeos Institucionais
MTU - Cadastramento de estudantes que ainda não possuem Passe Livre começa dia 16-01
07/01/2013 - 18:09
Cadastramento de estudantes que ainda não possuem Passe Livre começa dia 16-01

Cadastramento de estudantes que ainda não possuem Passe Livre começa dia 16-01

A Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos - MTU informa que no próximo dia 16 começa o cadastramento de aluno que vai solicitar pela primeira vez o cartão estudantil para uso do beneficio do Passe Livre em Cuiabá.

A Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos - MTU informa que no próximo dia 16 começa o cadastramento de aluno que vai solicitar pela primeira vez o cartão estudantil para uso do beneficio do Passe Livre em  Cuiabá.

Dos mais de 55 mil estudantes beneficiados no ano passado, 23.880 são de escolas estaduais, outros 22.659 estudam em escolas particulares, 4.291 alunos são das unidades de ensino Federal, e 5.096 estudantes pertencem a rede municipal. Lembrando que os custos do Passe Livre são divididos da seguinte forma: 50% do valor é pago pela Prefeitura Municipal, e os outros 50% está incluso no valor da tarifa, ou seja, quem paga é o usuário comum.

De acordo com a Lei do Passe-Livre ( nº 4.141), que vigora em Cuiabá desde 17 de dezembro de 2001, tem direito ao benefício o aluno que mora a mais de dois quilômetros da unidade escolar na qual está matriculado.

Para quem ainda não possui o cartão estudante é necessário fazer um Pré-cadastro  no site da MTU (www.amtu.com.br), Clique no banner do cadastro estudantil, preencha o formulário, imprima e leve até a escola para pegar assinatura e o carimbo do diretor. O formulário impresso, carimbado e assinado  pode ser entregue no Departamento de Atendimento ao Estudante na central da MTU ou no Terminal do CPA 1. No caso dos estudantes de Várzea Grande, o documento pode ser entregue no Terminal   André Maggi. Em 48 horas o cartão estará disponível para quem fizer o cadastramento nos terminais. Além do formulário são necessários os seguintes documentos:  Declaração de Distância preenchida e assinada pelo responsável do aluno( disponível no site da MTU junto com o formulário); cópia de  documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência recente (água, luz, telefone). Após obter o cartão do Passe Livre,  o aluno deve se cadastrar junto à secretaria da escola.

Recadastramento

Os alunos que já possuem cartão e utilizam do benefício devem procurar a escola em que estuda para atualizar o cadastro. O  sistema necessitará de um prazo de 72horas para que essas informações sejam recebidas nos ônibus. A partir deste prazo os alunos deverão atualizar o cartão dentro do ônibus. Basta aproximar o cartão  ao display do validador, onde aparecerá a mensagem: ATUALIZAÇÃO. Insira o  cartão e em seguida, ele retornará já atualizado. Lembrando que o aluno poderá atualizar o cartão a partir do momento em que a escola realizar o procedimento de atualização junto a MTU. Esse processo pode ser feito antes do início das aulas, mas somente no primeiro dia de aula é que os créditos estarão liberados.


 Os alunos validam o cartão todos os dias em validadores instalados dentro das escolas para comprovarem que estão freqüentando as aulas e, portanto, que são beneficiários do passe livre. No último dia de aula do ano letivo de 2012, ao validar o cartão estudantil na escola, o estudante recebeu um crédito para retornar a residência e um crédito para ir à escola no primeiro dia de aula do ano letivo de 2013. Caso o aluno tenha utilizado seu crédito indevidamente, para outra finalidade o mesmo terá que pagar a passagem.

Estudante de Várzea Grande

 No ano passado, 21.057 estudantes varzeagrandenses foram beneficiados com 50% da gratuidade. Desse total 9.339 são da Rede Estadual, 8.494 estudam em Escolas Particulares, 1.167 em Unidades Federais, e 2.057 frequentam Escolas Municipais.

Os alunos que forem solicitar pela primeira vez ou segunda via do cartão deverão comparecer ao Terminal André Maggi (MTU Móvel), munidos da documentação pessoal e formulário on line (amtu.com.br) devidamente preenchido e assinado pelo diretor ou representante da escola. Já os que vão fazer o recadastramento devem procurar a secretaria da escola em que estuda para atualização de cadastro. Lembrando que a taxa para emissão da segunda via do cartão do estudante custa R$8,00 (oito reais).

Documentos necessários para cadastro do Passe Escolar (alunos que não tem cadastro):  Cópia de RG ; Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência atualizado (conta de energia, água); Formulário assinado e carimbado pelo diretor da Escola (disponível somente no site da MTU).

Outras informações pelo telefone 3313-7600.

 
Autor/Fonte:MARCIO MOREIRA  |  Edição:MARCIO MOREIRA
Rua Joaquim Murtinho, nº 775, Centro
CEP: 78.020-290 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3313-7600 | 0800 646 2544